Drywall





Drywall é o termo utilizado para um método comum de construção de paredes e tetos interiores, realizadas utilizando-se de painéis de gesso prensado entre duas folhas de papel acartonado e, em seguida, secas em estufa.

A construção em Drywall é utilizada mundialmente na interiorização de ambientes. Construir com Drywall tornou-se uma alternativa rápida para acabamento interior contrastando com as antigas técnicas tradicionais de aplicação de gesso, que envolvia muita mão-de-obra onerosa para aplicar todas as camadas necessárias.

Drywall, pelo contrário, exige muito menos menos mão-de-obra. Este novo processo de construção necessita de menos tempo de trabalho e secagem, fazendo jus ao seu nome para os painéis utilizados na montagem.

A chapas Drywall são conhecidas como Wall Board em alguns países como E.U.A., Reino Unido, Irlanda, Espanha e Austrália, Gibraltar Bord ou Gib wall and ceiling linings na Nova Zelândia. Alçıpan na Turquia, e Placoplatre na França.

 

História

"Sackett Board" (Placas Sackett) foi inventado em 1894 por Augustine Sackett. Era constituído de 4 camadas de gesso dentro de quatro folhas de papel, lã e camurça . As folhas mediam 91 x 91cm x 3cm de espessura com bordas sem acabamento.

"Gypsum Board" (Placa de Gesso) evoluiu entre 1910 e 1930 utilizando-se de bordas encapadas e eliminando duas camadas de papel camurça em favor do suporte do papel das faces. Posteriormente com a evolução da tecnologia, criou-se chapas leves e menos quebradiças e o conjunto dos materiais e sistemas de tratamento também evoluiu.

"Rock Lath" (Sarrafo de Pedra) foi construida com uma liga de gesso. Uma alternativa aos tradicionais sarrafos de madeira ou metal. Era composto por gesso comprimido e havia várias ranhuras ou perfurações para permitir que a argamassa molhada ligasse em sua superfície. Mais tarde evoluiu, adicionando-se papel impregnado de cristais de gesso ao longo da face para melhor absorçãoda argamassa.














Página anterior: Ferramentas
Próxima página: O que é Drywall